Fralda e livros
RESUMO
.Este artigo apresenta ao grupo de Trabalho Ensino da Educação Infantil no formato de pôster traz o relato e estrutura do projeto contos e histórias desenvolvido no município de Nova Olímpia - MT, nas dependências do SESI – Indústria do Conhecimento.
O trabalho tem como foco demonstrar a importância para o crescimento e desenvolvimento da criança, através do conto e reconto de histórias, valendo-se de espaço diferenciado existente no município como exempla a Biblioteca SESI.
No projeto relato os resultados dos atendimentos em números e desenvolvimento cognitivo.
No trabalho são desenvolvidas atividades de leituras, rodas e contação de histórias com fantoches, com crianças a partir de 0 a 07 anos de idades.
Palavras chaves: Leitura. História. Contos. Biblioteca. SESI.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. Email: chismari2012@hotmail.com
PROJETO FRALDAS E LIVROS
“As crianças deveriam freqüentar a biblioteca desde cedo, iniciando um contato agradável com os livros ilustrados mesmo antes da matricula escolar. Poderiam se portar na biblioteca como quisessem ficar sentados ou deitados, isto é, na posição que preferissem: importaria apenas o hábito que começa com o manuseio do livro que se inicia”. Sandroni, Machado, 1986, p-31
O projeto “Fraldas e livros: desenvolvido no município de Nova Olímpia teve seu início em março de 2013. Nele são desenvolvidas atividades de leitura, rodas de leitura e cotação de histórias com crianças a partir de um ano de idade.
O projeto atende escolas do município escola de Educação Infantil e Creche municipal e projetos sociais: CRÁS, da Secretaria de Ação Social.
A implantação no município veio com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, SESI Indústria do Conhecimento e Usinas Itamarati, parceiros que contribuem constantemente com o desenvolvimento