PROJETO FINAL PRONTO
LUANA DE OLIVEIRA SUIM
ROSIANI MAGNAGO
A INCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA
RACELY ALTOÉ
NOVA VENÉCIA
2015
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
LUANA DE OLIVEIRA SUIM
ROSIANI MAGNAGO
A INCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA
Trabalho final de conclusão do Curso de Competências Básicas, no âmbito do Programa Formação pela Escola.
RACELY ALTOÉ
NOVA VENÉCIA
2015
RESUMO
A Inclusão Social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.
O processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas regulares tem exigido uma atenção especial para as políticas públicas. Apesar de alguns avanços na área, o que ainda se percebe é que há uma carência no que diz respeito à evolução cognitiva e às potencialidades dos alunos com necessidades especiais que frequentam a escola regular.
A escola é direito de todos. Esta frase inquieta muitos professores quando constatam em suas salas de aulas a realidade da diversidade humana. Através dos questionamentos dos colegas de profissão e na busca da fundamentação dessa nova perspectiva de educação é que tomamos a INCLUSÃO como objeto de estudo visando conhecer e identificar os fatores que permeiam essa proposta.
A pesquisa tem objetivado, por meio do estudo qualitativo, verificar o movimento de permanência da criança com deficiência na escola, investigar a participação da família no processo de permanência da criança com deficiência na escola e verificar os recursos utilizados para o ganho intelectual da criança com deficiência.
Através desta foi possível perceber que quando os pais conhecem seus direitos e as políticas públicas voltadas para a inclusão, eles além de matricular seus filhos, ainda exigem que os mesmos sejam tratados com respeito por seus professores