RUP - Rational Unified Process
PROCESSOS UNIFICADOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 3
1. PROCESSOS DO RUP 4
1.1 Fases e Iterações 4
2. ESTRUTURA ESTÁTICA DO PROJETO 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
PROCESSOS UNIFICADOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Segundo Martins (2006) RUP (Rational Unified Process) é um processo para a engenharia de software. Ou seja, faz uma abordagem de forma organizada para atribuir tarefas e responsabilidades para um desenvolvimento de software. Essa abordagem é definindo quem faz o desenvolvimento; o que vai ser desenvolvimento; quando e como com o objetivo de garantir que o desenvolvimento do produto seja feita com a mais alta qualidade, atendendo todas as necessidades do usuário e fazendo com que seja desenvolvido até a data planejada e seja entregado no prazo.
O RUP foi desenvolvido para ser um processo que permita que seu uso seja eficiente em diferente tipos de equipes e projetos, seja eles pequenos ou grandes. Com base nisso, o RUP tem o que se chama melhores práticas quando está sendo desenvolvido um software, que são elas:
• Desenvolver software iterativamente;
• Gerenciamento de requisitos;
• Arquitetura do software baseada em componentes;
• Modelar visualmente o software;
• Verificação da qualidade do software;
• Controle das alterações do software.
Segundo Martins (2006), o RUP é uma metodologia para gerenciar projetos de desenvolvimento de software que usa o UML (Unified Modeling Language) como ferramenta para especificação de sistemas. É composto por um conjunto de disciplinas que fornecem diretrizes para definição das tarefas e para atribuição das responsabilidades. O objetivo é de garantir que a criação de softwares seja de alta qualidade, atendendo as necessidades do cliente. O RUP segue as melhores práticas de desenvolvimento de software.
1. PROCESSOS DO RUP
O RUP pode ser visualizado por dois eixos condutores, que são os eixos horizontal e vertical, conforme ilustração abaixo: