Projeto - Evasão da Eja
ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
MUNICÍPIO DE TAPIRAMUTÁ
ROSIMEIRE SILVA MENDES
TATIANE NUNES DIAS OLIVEIRA
PROJETO - EVASÃO DOS ALUNOS NA EJA
ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO
Tapiramutá
2010
ROSIMEIRE SILVA MENDES
TATIANE NUNES DIAS OLIVEIRA
PROJETO - EVASÃO DOS ALUNOS NA EJA
ESCOLA MUNICIPAL SÃO SEBASTIÃO
Trabalho solicitado pelo educadora Simone Dias de Oliveira do projeto Tapiramutá tem História sob a forma de avaliação do Ciclo Quatro.
Tapiramutá
2010
INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria. Sabe-se que o papel docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de EJA. Por isso, o professor da EJA deve, também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor da EJA é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.
Este projeto relatará sobre a evasão da EJA da Escola Municipal São Sebastião no ano de 2010. Neste ano houve o abandono por parte de muitos alunos nas salas de aula, no qual o motivo central atribui-se ao período da colheita de café e a metodologia de alguns educadores que é aplicada nesta modalidade de ensino. Ao terminar a colheita de café, muitos alunos retornam a escola já no término da terceira unidade. A escola tem que recebê-los e procurar aplicar atividades para que os mesmos tenham chance de recuperar o tempo perdido.
É preciso que a sociedade compreenda que alunos de EJA vivenciam problemas como preconceito, vergonha, discriminação, críticas dentre tantos outros e que tais questões são vivenciadas tanto no cotidiano familiar como na vida em comunidade.
É importante