projeto estudio
Em um estúdio ou em qualquer outro ambiente para reprodução musical, a matéria prima que se trabalha é o som. Por isso é essencial que se conheça seus fundamentos, sua natureza e como ele se propaga. Neste caso, faz-se necessário conhecer as interferências que o ambiente pode produzir no som e como isso deve ser avaliado para evitar que som original seja detiorado.
Quando se projeta um estúdio, são inumeras as variáveis que devem ser observadas para que o resultado seja o melhor possivél. Variáveis estas, que vão desde a localização do imóvel até o setup de eqipamentosutilizados. A localização do imóvel deve ser cuidadosamente estudada, definindo assim, a composição da sala técnica e de gravação, onde possa, de maneira adequada, dimencionarmos toda infra-estrutura elétrica (dentro das normas abnt).
Para que o projeto tenha sucesso, faz-se necessário o conhecimento sobre as propriedades sonoras como: frequências audíveis, príncipios de reflexão, refração, difração, interferências, frequências de ressonancia, ondas estacionárias, enfim, conhecimentos que podem interferir diretamente na qualidade da música que poderemos um dia escutar em um cd, na internet ou em um rádio.
Para se projetar um estúdio é necessário partir dos conceitos básicos de aúdio, acústica, música e percepção sonora. Destes, o que mais influência no resultado final é o conceito de acústica. Portanto, devem ser levados em concideração os seus parâmentros, o ambiente, o isolamento e o próprio cálculo aúcustico. Mas para que esses conceitos sejam desenvolvidos, deve-se definir a localização, a planta e o projeto de instalção elétrica do estúdio.
Na localização, devem ser conciderados fatores externos, que podem influênciar no desenvolvimento\ aplicação nos conceitos citados. Trepidações e ruídos de alta intencidade por automóveis, pessoas ou animais, são os pricipais fatores externos a serem conciderados. Depois de definida a localização, estes fatores externos