ATPS Análise Estruturada de Sistemas Etapa 1 e 2
ETAPA 1
# Passo 1:
Análise Estruturada é inicialmente um estudo onde há uma construção de modelos que retrata o fluxo de informações que serão utilizadas pelo sistema. Descreve o sistema de maneira comportamental e funcional.
Algumas ferramentas como DER, DFD, DTE e DD são usadas para uma análise estruturada. Não é necessária a utilização de todas essas ferramentas para uma análise estruturada, porém quando usadas em conjunto, podem dar uma visão mais eficaz, suportando uma ferramenta a outra (pois mostram várias visões de um mesmo sistema).
1. Documento de Especificação:
Os Documentos de especificação são os documentos gerados para entendimento do sistema em um todo baseados em requisitos reais, definindo fronteiras do sistema e as interligações com o ambiente externo e seu comportamento interno, especificando os requisitos de implementação impostos pelo utilizador (Cliente).
O Documento de especificação deve retratar o sistema de forma clara, evitando ao máximo redundâncias, difícil escrita, ambíguo. A estrutura correta para entendimento do cliente e do utilizador, e utilizando ferramentas que tornam este documento conciso e compacto, para fácil entendimento.
As ferramentas que são essenciais para tornar esse documento conciso e compacto podem ser:
• Gráficos – As imagens permitem entendimento direto e são menos abertas a interpretação do que o texto.
• Detalhe textual – Uma quantidade suficiente de texto deve ser utilizada para tornar o modelo claro.
• Redução de complexidade – Para fácil entendimento e explicação.
• Focalização de perspectivas especificas – Um sistema complexo precisa ser visto como mais que uma expectativa.
• Absorvível – A moderação de informação no documento torna-o mais absorvível.
• Metodologia de análise – A metodologia de análise torna a construção de modelos em uma economia de tempo e dinheiro durante toda a vida do projeto.
• Lógico – A possibilidade de ignorar aspectos que são dependentes dos