Projeto Eletrica
A eletricidade se faz de muita importância em nosso cotidiano, às vezes nem se percebe sua existência pelo fato dela ser invisível. Porém nossos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos são movidos a energia elétrica que, melhora nossas vidas iluminando casas, propiciando conforto, aquecendo nossos banhos e demais quesitos inquestionáveis.
OBJETIVO
O objeto de estudo deste trabalho é apresentar as etapas do projeto de instalação elétrica de baixa tensão residencial dentro das normas da ABNT. Serão apresentadas informações importantes relativas à instalação elétrica, quais seus principais componentes, como dimensiona-los e escolhê-los.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
Consiste em um projeto através da planta baixa (fornecida pelo professor orientador) com a finalidade de desenvolver toda a parte de instalação elétrica de baixa tensão em um apartamento de pequeno porte, a qual possui uma área total de 62,457 m². Neste apartamento a tensão fornecida será bifásica 220 Volts, a partir desta tensão de chegada, com a utilização do neutro e apenas uma fase atingimos os 127 Volts, quando necessário.
MEMORIAL DESCRITIVO
1. Fator de Potência
O fator de potência é determinado de acordo com a norma NBR 5410:2005. O fator de potência existe, pois a potência ativa é apenas uma parcela da potência aparente. Para saber o quanto da potência aparente foi transformado em potência ativa, usa-se o valor da potência aparente multiplicado por 1 (para iluminação) e multiplicado por 0,7 (para TUG’s). É possível concluir então que quando usamos o valor 1, significa que 100% da potência aparente é transformada em potência ativa e quando usamos o valor 0,7, significa que 70% da potência aparente é transformada em potência