PLANEJAMENTO FIANCEIRO
1. O Processo de planejamento financeiro
Os dois elementos essenciais são o planejamento de caixa e o planejamento de resultados, sendo que o primeiro envolve a elaboração do orçamento de caixa e o segundo exige a elaboração de demonstrações projetadas.
PLANOS FINANCEIROS DE LONGO PRAZO OU ESTRATÉGICOS
Estipulam as medidas financeiras planejadas das empresas e o impacto esperado dessas medidas para períodos de dois a dez anos. Esses planos incluem gastos com ativos permanentes, atividades de pesquisas e desenvolvimento, programas de desenvolvimento de produtos e marketing, estrutura de capital e fontes básicas de financiamento.
Também estariam incluídos neles: cancelamento de projetos, linhas de produtos ou negócios já existentes, resgate ou extinção de dividas a pagar, quaisquer aquisições planejadas.
PLANOS FINANCEIROS DE CURTO PRAZO OU OPERACIONAIS
Determinam as providencias financeiras de curto prazo e o impacto previsto dessas providencia. Esses planos geralmente duram ao máximo 2 anos.
O processo completo do planejamento financeiro de curto prazo começa com previsão de vendas. A partir daí são formulados os planos de produção que levam em conta os tempos necessários para a preparação de equipamentos incluindo estimativa das matérias-primas exigidas.
2. Planejamento de Caixa: Orçamento de Caixa
É uma demonstração que apresenta as entradas e as saídas de caixa planejadas da empresa. Utilizada para estimar suas necessidades de caixa no curto prazo, com especial atenção para o planejamento do uso de superávits e a cobertura de déficits.
PREVISÃO DE VENDAS
O ingrediente básico para o processo de planejamento financeiro de curto prazo é a previsão de vendas da empresa, de seu faturamento em um período normalmente preparada normalmente pelo departamento de marketing.
Ela pode se basear em uma analise de dados externos, dados internos ou em uma combinação dos dois tipos.
Previsão externa: apoia-se nas relações observadas