industrias
Indústrias
Os grandes centros industriais europeus se encontram em grande parte na Europa Ocidental. Vejamos a seguir os principais:
Alemanha
Alemanha: Apesar de se encontrar destroçada internamente no fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha conheceu uma notável recuperação e hoje é a economia mais desenvolvida da Europa e uma das grandes potencias econômicas mundiais. . - É um dos países mais indústriazados do mundo. Os maiores setores industriais se localizam principalmente na Bacia do Rio Reno, região do Ruhr, onde está localizada uma enorme região siderúrgica alemã, que se destaca pela facilidade do transporte fluvial (RENO), pelo mercado consumidor (CEE), e reserva de carvão.
As indústrias de base continuam sendo de fundamental importância para a Alemanha, tanto que as poderosas empresas siderúrgicas instaladas em suas maiores jazidas de carvão no século XIX, principalmente no Vale do Ruhr, constituem algumas de suas multinacionais mais notáveis.
Graças às atividades siderúrgicas, surgiram outras indústrias no Vale do Ruhr: mecânicas, químicas e metais não ferrosos. Assim, no setor de indústria mecânico, a Alemanha é o primeiro exportador mundial de máquinas-ferramentas
Reino Unido: o Reino Unido, que inclui a Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a Irlanda do Norte, vem diversificando constantemente suas atividades industriais, tanto no setor químico A evolução industrial da Alemanha está relacionada às grandes reservas de carvão, a boa localização, abundância de mão - de obra, e pelo sucesso como o maior centro econômico durante o século XIX. Ultimamente, o setor industrial do Reino Unido está passando por crises, que resultam numa decadência da produção. As principais indústrias são: siderúrgica, construção naval, automobilística, aeronáutica e têxtil.
Mas suas tradicionais indústrias siderúrgicas, de construção naval e têxtil ainda são importantes. A descoberta, nos anos 1970, de novas jazidas de gás