Projeto Efeito Estufa
SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
5ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – MONTEIRO PB
E E E F M JOÃO DE OLIVEIRA CHAVES.
PRÊMIO MESTRES DA EDUCAÇÃO 2014
ÍRIS MARIA SIMÕES DA SILVA
MEIO AMBIENTE E O EFEITO ESTUFA
MONTEIRO – PB
2014
ÍRIS MARIA SIMÕES DA SILVA
MEIO AMBIENTE E EFEITO ESTUFA
Projeto de pesquisa apresentado a Comissão Estadual de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação como requisito parcial do processo de seleção do Prêmio Mestres da Educação 2014.
MONTEIRO – PB
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
OBEJETIVOS 5
GERAL 5
ESPECÌFICOS: 5
METODOLOGIA 6
AVALIAÇÃO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A globalização proporcionou a sociedade moderna avanços extraordinários nas mais variadas áreas do conhecimento, no entanto, provocou consequentemente graves problemas ambientais. O aumento da temperatura do planeta é diariamente citado em meios de comunicação como um dos principais reflexos do efeito estufa. Mas, afinal, o que é o efeito estufa? O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a existência da vida na Terra provocado pelo acúmulo de gases na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares, grande parte do calor emitido pela superfície da Terra é absorvidos pelos gases estufa. Os principais gases estufa que conhecemos são o Dióxido de carbono (CO2), resultante da queima de combustíveis fósseis como o petróleo; e o metano (CH4), oriundo de produtos orgânicos, produzidos principalmente pela decomposição de lixo e esterco bovino.
Nesse sentido, verificamos a importância de abordar o tema no âmbito escolar contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento sustentável do planeta. Os assuntos relacionados aos fenômenos climáticos estão ganhando evidência na atualidade pois deve-se imediatamente agir sobre as sociedades a fim de conscientizá-la e evitar catástrofes futuras.