projeto: educação e prevençao de diabetes em lago da pedra
Projeto: Educação e prevenção de diabetes em Lago da Pedra.
Francisca de Sousa Ferreira
Lago da Pedra-MA
2013
Francisca de Sousa Ferreira
Projeto: Educação e prevenção de diabetes em Lago da Pedra.
Lago da Pedra-MA
2013
Resumo:
Tem se em vista que o diabetes millitus está relacionado a graves complicações crônicas e a redução da expectativa de vida, é necessário atenção e cuidado ao individuo diabético com relação à saúde. A educação sobre diabetes é um pilar forte para o tratamento dessa doença com objetivo de ampliar o conhecimento dos diabéticos sobre sua doença, desenvolver habilidades para seu autocuidado e estimular mudanças de comportamento, visando prevenir complicações da doença. Com isso proporcionar profissionais qualificados para ministrar palestras e consultas de conscientização.
Introdução:
O Diabetes millitus é uma doença crônica que possui uma elevada e crescente dominância em todo o país principalmente nos países considerados emergentes como o Brasil (KING H., 1998). Relacionada a essa doença existe incontáveis complicações graves, que compromete vários órgãos e sistemas. Na medida em que os incontáveis setores do organismo são comprometidos se eleva os custos relacionados a esse distúrbio metabólico que pode ser diminuído com o acesso a informações. Vale destacar a retinopatia (responsável pela causa da cegueira), e a nefropatia diabética (responsável por grande parte dos pacientes encaminhados a terapia renal).
O comportamento dos vasos arteriais (macro angiopatia) leva ao infarto, acidente vascular encefálico, artérias cerebrais e de membros inferiores que leva a amputação. Também os nervos espinhais (neuropatia diabética) o sistema nervoso eleva a mortalidade desse grupo de indivíduos (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2000).
Não chega as