Projeto Ed Fiscal
Justificativa:
Diante de uma realidade econômica tão variada e confusa quanto à arrecadação e sonegação de impostos, se faz necessário, através da escola, a conscientização da importância da Educação Fiscal, estimulando e despertando a consciência econômica e social nos alunos, sendo este um recurso didático significativo para o desenvolvimento de um pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, promover reflexões, debater atitudes, comportamentos, valores e culturas do indivíduo para exercitar a cidadania; conhecer melhor a administração pública a fim de incentivar o acompanhamento das aplicações dos recursos públicos.
Deseja-se assim contribuir para a constituição de um cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e deveres, participante da construção da sociedade em que vive.
Objetivo Geral:
Promover a conscientização fiscal para o pleno exercício da cidadania, sensibilizando e envolvendo os alunos no programa de Educação Fiscal.
Objetivo Específico:
- Construir um supermercado na escola e realizar atividades que favoreça a integração do currículo com as questões que envolvem a educação fiscal.
- Contribuir para a constituição de um cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e deveres, participante da construção da sociedade em que vive.
- Incentivar os alunos a acompanhar a utilização do dinheiro que ele próprio contribui através de do esclarecimento sobre os caminhos a que se destinam os tributos.
- Esclarecer sobre a importância social de pagar tributos.
Metodologia:
Esse projeto será desenvolvido a partir das atividades planejadas junto aos alunos e durante os bimestres. Com a montagem de um supermercado na Escola o “Super Fiscus”, desenvolveremos atividades interdisciplinares relacionadas ao tema Educação Fiscal, tais como:
Matemática:
No supermercado verificaremos o imposto inserido no preço de cada mercadoria (ICMS). Trabalhar a nota fiscal.
Simular ofertas de produtos para que o aluno