Projeto eco atletismo
Alta Floresta,-MT, março de 2010 RESUMO
Introdução: O trabalho educativo tem compromissos com as grandes questões contemporâneas da Humanidade. Dentre elas se destacam a inclusão social, a paz e o Meio Ambiente.
Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade física integrada à educação ambiental, em espaços públicos de parques do município.
Métodos: utilizando equipamentos construídos a partir dos refugos reciclados do meio ambiente, uma experiência piloto de implantação de eco atletismo no município
Resultados: O projeto de Eco-atletismo conta com professores de educação física e outros do corpo docente que orientam, diariamente, alunos de escolas públicas, estaduais e privadas, nas atividades de educação física e educação ambiental. Além disso, o programa dá também suporte a crianças a do município que queiram participar.
Conclusão: Os resultados possibilitam afirmar que a aula de educação física pode ser aliada à educação ambiental e pode ser realizada de forma segura e eficiente. A supervisão de um profissional de educação física capacitado para esta atividade mostrou-se também um importante fator para a qualidade do trabalho.
Introdução
Pouco difundido no âmbito das escolas e clubes brasileiros o Atletismo é, paradoxalmente, considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física. Contudo, quando nos voltamos às aulas propriamente ditas que ocorrem nos diferentes ciclos de ensino, nos deparamos com uma triste realidade, isto é, esta modalidade esportiva não faz parte do dia a dia escolar, ainda que as crianças corram, saltem e explorem o tempo todo, a gama básica de movimentos que compõem o Atletismo.
O assombroso surto de desenvolvimento tecnológico na segunda metade do século XX, particularmente no que se refere à informatização e automação, por um lado facilitou sobremaneira a vida humana, mas aumentou também a incidência de algumas doenças relacionadas ao sedentarismo: