A embalagem como diferencial competitivo nas organizações
RESUMO - O produto não pode ser planejado separado da embalagem, que por sua vez, não deve ser definida apenas com base de engenharia, marketing, comunicação, legislação e economia. Além de evitar falhas elementares, o planejamento permite à empresa se beneficiar de fatores de redução de custos, através da adequação da embalagem quanto à tarifas de frete, seguro, dimensionamento apropriado para o manuseio, movimentação e transporte. Este por sua vez tende a ver os produtos com bom design de embalagem como mais fáceis de comercializar o que acaba facilitando a entrada do produto no mercado.
Um dos maiores especialistas em design de embalagem do Brasil, Fábio Mestriner, presidente da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens, afirma que não é preciso dizer o quanto a embalagem é importante para as empresas que atuam no segmento de consumo. As embalagens são um grande diferencial competitivo, afinal, as grandes empresas podem usar a embalagem na comunicação e na mídia para apoiar seus produtos na competição de mercado.
INTRODUÇÃO O artigo em estudo trata do assunto: “A EMBALAGEM COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES”, focando um breve histórico da embalagem, a sua importância e relevância em relação ao produto, o como a embalagem agrega valor ao produto e o seu desenvolvimento e reconhecimento ao longo dos anos.
BREVE HISTÓRIA DA EMBALAGEM
O uso das primeiras embalagens datam da origem do homem sobre a terra foram utilizadas a princípio no armazenamento de água e comida. Conchas, chifres e crânios de animais foram debelados até que o homem denominasse a arte da fabricação cestos vegetais, e posteriormente, a fabricação de vasos de argila, queimados ou não.
Ao redor de 1950, a impressão sobre papel ganha impulso com a invenção da prensa por Johann Gutemberg.
Até a década de 70 as empresas usuárias de embalagens mal utilizavam-na como apoio mercadológico,