Projeto do Produto
Para a estrutura do móvel foi escolhida a madeira MDP por ser a mais usada no setor de móveis modulados agregando resistência e durabilidade ao móvel. A madeira escolhida deve aguentar o peso de pessoas sentadas no banco e no hack o peso dos eletrônicos que podem ser utilizados.
Sobre o MDP O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDF e o OSB. O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas.
MDP é a abreviação de: Médium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. O MDP é especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.
Temos como principais características do MDP:
Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos.
Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies.
Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e interna
Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menor absorção de umidade e empenamento.
Figura: Placa de MDP
Além dessas características, o MDP é considerado um material leve quando comparado com similares, tal como madeira maciça. Tendo em vista que o produto é um móvel retrátil, que precisa ser arrastado e a tampa levantada, é essencial que o material seja leve para manter a proposta de praticidade do produto. O peso excessivo poderia causar problemas ergonômicos aos usuários e uma consequente subutilização do produto.
Atrelado ao ideal do produto, a escolha do MDP é pertinente por produto ecologicamente correto e não utilizar madeiras da Amazônia ou da Mata