Projeto didático: a cultura popular inserida nas aulas de língua inglesa
DCHT–DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XXIII
A Cultura Popular inserida nas aulas de Língua Inglesa
Seabra
2009
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DCHT–DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XXIII
Denise Miller Almeida
A Cultura Popular inserida nas aulas de Língua Inglesa
Projeto Didático apresentado como avaliação parcial da Disciplina Estágio I do curso de Letras com licenciatura para Língua Inglesa e Literaturas. Orientadora: Anna Karyna Torres.
Seabra
2009
APRESENTAÇÃO
Posto que nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, consta entre os objetivos do ensino:
...que os alunos sejam capazes de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais...(PCN, 1997,vol.1)
Fica claro que a valorização e comparação da cultura popular, pensando-se no ensino de LE ( Língua Estrangeira), é de fundamental importância para a construção progressiva da noção de identidade nacional e pessoal do aluno. A partir de tal valorização da cultura popular a nova cultura será apresentada ao aluno sem a ameaça de sobrepor-se. E sim com a intenção de apresentar as semelhanças e diferenças existentes entre as diversas culturas. Levando o aluno a refletir sobre a importância de conhecer e participar da sua própria cultura, portanto, de sua própria comunidade. Sabe-se que a língua é uma das formas de se manifestar a cultura de uma nação. Chega-se então à reflexão de que para entender melhor a cultura de outra nação é necessário entender em primeiro lugar você dentro do seu povo; da sua cultura; da sua nação. Visto isso, ao discorrer deste projeto estaremos esclarecendo a necessidade de se valorizar a