projeto desperdicio
TITULO: DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
INTRODUÇÃO
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos maiores problemas que o Brasil e o mundo enfrentam. Segundo o último Relatório Mundial sobre a Fome, realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), estima-se que existem no mundo mais de 800 milhões de pessoas subnutridas. O documento revela também que aproximadamente 25 mil pessoas morrem por dia vítimas de desnutrição. No entanto, a produção mundial de alimentos daria para alcançar a população global, mas com o elevado número de comida desperdiçada e a má distribuição, infelizmente esses alimentos não chegam para todos.
O Brasil é um dos grandes produtores de alimentos do mundo, mas paradoxalmente também é um dos países que mais desperdiça. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, se perde todos os anos na colheita cerca de 11 milhões de toneladas de comida. O armazenamento e o transporte são fatores que ajudam a aumentar ainda mais o número de alimentos desperdiçados.
Os consumidores também têm uma grande parcela de culpa. É um hábito das pessoas comprarem além do que vão consumir. Dessa forma o alimento acaba se estragando antes mesmo de poder ser consumido. Por não consumir tudo o que é comprado acaba por se jogar fora os alimentos. Isso gera demanda de produção, sem necessidade, além de aumentar o problema do lixo. O desperdício de alimentos e o aumento da pobreza têm relação. Quanto mais comida as pessoas jogam fora, mais caros ficam os alimentos, o que obriga as famílias a gastarem mais com comida e menos com outras atividades, como educação e previdência.
Além de não saciar a fome de 870 milhões de pessoas que não têm o que comer no planeta, o desperdício anual de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos causa sérios danos ao meio ambiente. Isso porque para serem produzidos, os alimentos necessitam do consumo de água e do uso da terra, e ao longo do processo de produção e preparos emitem mais de três bilhões de toneladas de