Projeto: o desperdício de alimentos em nosso cotidiano
Justificativa: Enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos toneladas de alimentos diariamente, muitas vezes por não saber aproveitar tudo o que eles oferecem. Diante disso, o interesse por este tema vem da necessidade de conscientizar principalmente as nossas crianças sobre a importância do reaproveitamento de alimentos. Portanto, acreditamos que trata-se de um assunto bastante relevante para o desenvolvimento das crianças, pais e educadores.
Objetivo Geral: Conscientizar os alunos a evitar o desperdício de alimentos.
Objetivos Específicos:
• Explicar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos e seus nutrientes;
• Ensinar como aproveitar os alimentos para se evitar o desperdício;
• Incentivar a criatividade dos alunos para a criação de receitas alternativas.
Público Alvo: O público alvo a quem o projeto é direcionado, abrangerá os alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Equipe de trabalho: O Projeto será desenvolvido junto à Coordenação Pedagógica e aos Professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Metodologia:
Montar um estande no pátio da escola com vários tipos de alimentos (frutas, legumes, verduras, balinhas, pizzas, pipocas, salgados, refrigerantes). Levar os alunos a identificar os alimentos saudáveis no nosso dia a dia.
Explicar para as crianças sobre a conservação e escolha, e o destino dos restos de alimentos. Para exemplificar na prática, iremos demonstrar para as crianças como transformar os restos de alimentos em receitas deliciosas e o que não será mais utilizado, transformado em adubo orgânico. Serão selecionadas receitas para elaboração em sala de aula, como exemplo:
Suco de cascas de frutas
Ingredientes:
3 xícaras de chá de cascas de frutas variadas (maçã, abacaxi, goiaba)
2 litros de água
Açúcar a gosto
Modo de preparo:
Lave bem as cascas, e bata no liquidificador com água, coe bem e