Projeto de vida
Gerenciando o seu
Projeto de Vida
João Humberto Mazini Solér
InstitutoMazini de Projetos de Vida
Alonso Mazini Solér
J2DA Consulting
São muitos aqueles que nos procuram dizendo que suas vidas não foram exemplos recomendáveis de organização e planejamento. Simplesmente agem como a música do Zeca
Pagodinho: “Deixe a vida me levar”. Enfim, estas pessoas nunca pararam para avaliar seus desejos e nunca investiram conscientemente em suas habilidades e competências para atingir determinados resultados.
Creio que faltou simplesmente uma reflexão. “...quando não temos clareza sobre o paradigma no qual estamos inseridos, o empregaremos sem ter consciência disso, o que imputa dizer que estamos arcando com as soluções mas também com os problemas dessa linha de pensamento, sem querer notarmos isso...” (Rodrigo, H. Elídio –
2001).
Em razão destas histórias de vida, é possível reconhecer que um pro
cesso para a elaboração de um
Projeto de Vida depende, também, de coragem. De acordo com Sócrates (Tillich, Paul –
1976): “...uma compreensão de coragem pressupõe uma compreensão do homem e de seu mundo, suas estruturas e valores.
A coragem do ser é o ato ético no qual o homem afirma seu próprio ser a despeito daqueles elementos de sua existência que entram em conflito com sua auto-afirmação essencial”.
Finalmente, o processo de construção de um Projeto de
Vida, define o que se quer, onde se deseja chegar e o que é preciso fazer para alcançar o intento. Quem desconhece seu destino fica à mercê da vontade de outros. Não reconhece suas vitórias e não sabe exercitar adequadamente seu processo decisório, portanto, não sai de onde está.
1
O Projeto de Vida de um indivíduo é o resultado da elaboração progressiva e da perseguição de uma imagem prévia do futuro a partir do auto conhecimento de seus desejos, fraquezas e potencialidade.