Projeto de Valores
PROJETO DE VALORES
“E PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHÔ
PROFESSORA ROSANA KELLY BALDAN
Justificativa
Transversalidade no Currículo
Segundo os princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), fica claro que o primeiro objetivo geral do Ensino Fundamental é levar os alunos à compreensão da “cidadania como participação social e política. A partir dessa compreensão, espera-se despertar a consciência em relação ao exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais”, adotando, “no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.”No cotidiano escolar ocorrem situações que põem à prova toda a bagagem vivencial do indivíduo; e na maioria das vezes a maneira de lidar com tais situações fogem do chamado comportamento adequado. Ao se deparar com tais acontecimentos, a escola questiona, busca motivos para justificá-los e soluções em curto prazo; este poderia ser também o momento apropriado para se questionar como a escola vem contribuindo na construção do caráter de seu aluno.
Na solidariedade, redescobrimos o sentido original da palavra respeito, que nada tem a ver com temor e obediência, mas com atenção integral de alguém. Na solidariedade, percebe-se a beleza da partilha, da ação em conjunto e a percepção desta beleza em si, suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade, a meditação, a evolução e harmonia.
Objetivo Geral:
Através dos problemas que o mundo atual enfrenta como o desrespeito à família, aos colegas e professores, aos valores humanos, tais como o respeito, a amizade, a partilha, a bondade, o amor, a educação, entre outros.
Neste contexto de conflitos sociais em que vivemos, a escola tem um papel muito importante no que se refere ao rompimento com o sistema tradicional em que se priorizam os conteúdos de raciocínio lógico, devendo trabalhar na mesma intensidade a afetividade e a