Projeto de uma fonte reguladora
Projeto de uma fonte regulada
Introdução
CC
AC
Regulação
Filtragem
Transformador
Retificação
1- Transformador - Altera os parâmetros 'tensão e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tensão e corrente' de saída AC. Um dado valor de tensão de saída AC podem ser maior, igual ou menor que a tensão de entrada AC.
2- Retificação - Retifica os pulsos de saída do transformador, produzindo uma nova saída polarizada, pulsante, CC.
3- Filtragem - Filtra a tensão pulsante de saída do bloco retificador eliminando boa parte de sua pulsação.
4- Regulagem - Regula eletronicamente a saída do bloco de filtragem de modo a se obter uma tensão contínua e constante. Esse bloco pode incluir uma proteção contra diversos 'aborrecimentos', como veremos ao final.
Transformador
Retificação
Função do retificador O retificador é responsável por converter corrente alternada para corrente contínua, e existem diversas maneiras de ligar diodos retificadores. É bem mais vantajosa a retificação de onda-completa,que aproveita os dois semiciclos da tensão alternada disponível. Para tal retificação tem-se duas possibilidades: * Utilizar 2 diodos retificadores, caso em que o secundário do transformador deverá apresentar uma derivação central ('center tap' - CT). * Utilizar ponte retificadora com 4 diodos, caso o secundário não apresente derivação central. Utilizando 4 diodos não há necessidade de uma tomada central aterrada.
Escolha do retificador: Retificador de onda completa em ponte
A vantagem de não usar uma tomada central é que a tensão retificada na carga é o dobro daquela que teria o retificador de onda completa com tomada central.
Desenho do circuito
Durante o semiciclo positivo da tensão de linha, os diodos D2 e D3 conduzem, o que produz um semiciclo positivo no resistor de carga. Durante o semiciclo negativo da tensão de linha, os diodos D1 e D4 conduzem, produzindo outros semiciclo positivo no resistor de