Projeto de Transformador
As características do transformador são: potência 225 kVA; frequência: 60 Hz; alta tensão ; baixa tensão ; ligação das fases primárias em delta e das fases secundárias em estrela; núcleo envolvido com enrolamentos cilíndricos. Dada a potência do transformador é possível excuta-lo com resfriamento em óleo e ventilação natural, podendo o tanque ser ondulado ou provido de radiadores tubulares. O projeto do referido transformador obedece ao seguinte esquema:
a) Perdas e Cálculos do Núcleo Da tabela da figura 215 obtêm-se: perdas no ferro ; perdas no cobre .
Observação 01: os valores da tabela da figura 215 servem unicamente para orientar o cálculo, pois os valores definitivos serão estabelecidos com base no aquecimento do transformador.
A densidade de corrente média para os dois enrolamentos não consta na tabela da figura 222, por isso adotou-se o valor: 2,53 A/mm² e, portanto a perda específica no cobre, conforme parágrafo 23 é:
Observação 02: inicialmente o projeto seria de um transformador trifásico de 200 kVA, no entanto, como na tabela da figura 215 não constava os valores das perdas referentes a esta potência, optou-se então pelo de 225 kVA.
Para o núcleo empregam-se chapas Armco (fabricante estrangeiro), bitola 29, isto é, com 0,356 mm de espessura, tipo M 14, que conforme a tabela da figura 24 apresentam para , a perda específica .
Escolhendo-se para indução máxima no núcleo, conforme parágrafo 78, o valor , a perda no ferro é:
Da tabela da figura 223 obtém-se e calcula-se a seção do núcleo conforme parágrafo 80.
Com as lâminas usadas o coeficiente de enchimento é , pelo que a superfície geométrica do núcleo é:
Observação 03: constroem-se as colunas com seção em cruz para transformadores de média potência, conforme parágrafo 5.
O núcleo será feito com formato de cruz, conforme figura P1 abaixo.
Figura P1
A seção