Projeto de segurança
PROJETO DE SEGURANÇA
1. INTRODUÇÃO
No mundo do trabalho, a sinalização desempenha um papel importante de alerta aos trabalhadores, de forma a influenciar e/ou induzir a adoção de atitudes preventivas. Pode ser definida como um conjunto de estímulos que informam um ou vários indivíduos sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas situações de risco. A sinalização de segurança de preencher no mínimo os seguintes aspectos: Atrair a atenção; Divulgar a mensagem de forma rápida; Ser claro e de interpretação única; Informar a conduta a seguir.
Condições de uso A utilização da sinalização no local de trabalho deve atender alguns requisitos básicos: Evitar a quantidade excessiva de placas muito próximas; Não utilizar sinais sonoros ao mesmo tempo ou sobrepostos; Não utilizar ao mesmo tempo sinais luminosos que possam ser confundidos.
Eficácia da Sinalização Devem ser instalados em local bem iluminado, a altura e posição apropriada deve ser julgado pela conveniência com sua
Professora: Fabiana Maria
2
PROJETO DE SEGURANÇA visibilidade; Devem ser retirados quando a situação que os justifiquem deixar de existir; Os meios e os dispositivos de sinalização devem ser limpos periodicamente, conservados, se necessário, reparados ou substituídos.
2. CORES
2.1. Vermelho Usado no Mapa de Risco, Grupo II – Agentes Químicos. São utilizados quando nos símbolos de risco, identifica produtos inflamáveis. Identifica equipamentos destinados a instalações contra incêndio como tubulações de Sprinkler, hidrante, caixas de incêndio. Também em caixa de alarme manual (botoeiras), cilindros de extintores e demarcação para áreas reservadas para extintores e hidrantes.
2.2. Amarelo Usado no Mapa de Risco, Grupo IV – Agentes Ergonômicos. Tem a finalidade de chamar atenção, alerta, distinguir e advertir. Usados em equipamentos de transporte e manipulação de materiais como: carrinho manual, reboque, lança de cancela, topos de