Projeto de Pessquisa
GESTÃO AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
APLICAÇÃO DA A3P NA UFRRJ, CAMPUS SEROPÉDICA
SILVIA MARIA DE MARINS E SOUZA
PROJETO DE PESQUISA
VOLTA REDONDA agosto/2013 1. INTRODUÇÃO
Ao longo da década de 90, foram inseridas nas empresas instrumentos de gestão ambiental, com o intento de controlar e prevenir danos ambientais, com isto elas estão agindo com mais eficiência as tendências de mercado.
A gestão ambiental torna-se uma preocupação crescente da maioria das organizações, sejam públicas ou privadas, que não querem continuar fazendo o papel de vilãs da sociedade.
Diversos são os instrumentos desenvolvidos para melhorar o desenvolvimento ambiental, retornando vantagens econômicas, como: reduções de custos, aumento de competitividade, abertura de novos mercados e diminuição das chances de serem surpreendidas por algum tipo de ônus imprevisível e indesejável.
A criação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), no final de 1999, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e oficializada pela Portaria nº 510/2002, entra em encontro aos questionamentos expostos sobre o número limitado de empresas do setor público certificadas pela ISO 14001. A Agenda pretende instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional visa à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos para o combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho.
A Agenda possui procedimentos semelhantes às normas da ISO 14001, tendo ênfase da diminuição do desperdício, utilizando os 3R’s: reduzir, reciclar e reutilizar a quantidade de resíduos gerados.
Para implementar a A3P, o MMA propõe:
a criação de um grupo responsável pela Agenda na empresa, composto por servidores de várias áreas da instituição;
a realização do diagnóstico da situação, identificando pontos críticos e avaliando os