Projeto de pesquisa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANEAMENTO
PROBLEMATIZAÇÃO
O grande problema da maioria das comunidades é a falta de saneamento básico, causando vários impactos negativos para o meio ambiente e a saúde humana. Por falta dessa infra-estrutura tem aumentado o aparecimento de doenças infecciosas e parasitárias. As principais doenças ligadas à precariedade do meio doméstico são elas; tuberculose, infecções respiratórias (poluição do ar em recito fechado, superlotação), diarréias, cólera, disenterias, leptospirose, verminoses, infecções na pele e nos olhos como tracoma e tifo relacionados com piolhos e escabiose ( falta de saneamento, de abastecimento de água, de higiene pessoal), malária, febre amarela e dengue ( transmitida por insetos).
JUSTIFICAVAS
Ao saber que numa comunidade os problemas relacionados à falta de saneamento aumentaram muito devido a ausência de coleta de lixo, tratamento de esgoto tem provocado vários tipos de contaminação ambiental, transmissão de doenças causando vários prejuízos ao homem e ao meio ambiente. Com este protejo busco despertar na comunidade a importância do saneamento para saúde e o meio ambiente.
OBRJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho educacional junto à comunidade pra identificar os problemas ambientais relacionados à falta de saneamento e assim garantir uma melhor qualidade de vida.
OBJETIVO ESPECIFICOS
Incentivar a participação individual e coletiva na preservação do equilíbrio do meio ambiente estendendo-se a defesa qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Capacitar membros da comunidade como agentes multiplicadores da educação ambiental.
Possibilitar a identificação dos principais problemas de saneamento básico de uma comunidade e suas possíveis soluções
Constituir base para educação ambiental e do impacto dos serviços de saneamento sobre a saúde pública;
.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Constituição da Bahia – Cap.IX -Art. 227 - Todos têm direito aos serviços de