Projeto de pesquisa
Entende-se como saudável mentalmente o individuo que consegue compreender que não é perfeito; entende que não pode ser tudo para todos; vivencia vasta gama de emoções; enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana e por fim procura ajuda para lidar com traumas e transições importantes.
O transtorno mental (CID-10), impossibilita atuar dentro dos padrões de normalidade aceitos no ambiente do individuo, há comprometimento quando as funções mentais superiores recebem interferência o individuo não consegue se lembrar dos compromissos e quando uma simples atividade rotineira, as da vida diária sofrem comprometimento em algum grau. Somente um profissional especializado é capaz de diagnosticar a saúde mental e a doença mental.
Comportamento Usual: Personalidade
As pessoas quando sabem que estão sendo observadas mudam seu comportamento, involuntariamente, de acordo com os estudos de Hawthorne ocorre a teatralização, pode acontecer com vítimas, delinquentes, testemunhas, profissionais do direito, sem exceção.
De acordo com Kaplan e Sadock nos levam a entender que a personalidade é relativamente estável e previsível no que tange aos aspectos emocionais e comportamentais, que caracterizam a pessoa no cotidiano sob condições normais. Estabilidade não significa imutabilidade.
Uma pessoa na presença de um juiz, delegado de policia, por exemplo, pode se mostrar dócil, porque no tribunal ou na delegacia não se entram condições que estimulem a agressividade. Porem a mesma pessoa pode ser extremamente agressiva em casa, no trânsito ou no trabalho. Muda o ambiente, modifica-se o comportamento.
As características relacionadas a personalidade, não servem para prever os comportamentos, não existem características absolutamente boas ou más. As emoções do momento interferem a ponto de tornar os comportamentos imprevisíveis ou inesperados, sem que isso indique qualquer tipo de transtorno mental.
Pessoas emocionalmente estáveis experimentam as