Projeto de pesquisa
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
Departamento de Administração e Economia
Curso de Administração
Componente Curricular: Projeto de Pesquisa e ou Extensão II
Professora: Ana Lúcia
Aluno: Alexsandro de Oliveira Silva Mat. 042.20731-2
Pesquisa sobre: A Influência do terceiro turno na vida social e profissional do trabalhador do Centro de Distribuição da Alpargatas S/A – Campina Grande.
Campina Grande, Junho de 2010.
➢ Área escolhida (RH ou Qualidade);
Qualidade
➢ Tema do projeto;
A Influência do terceiro turno na vida social e profissional do trabalhador do Centro de Distribuição da Alpargatas S/A – Campina Grande.
➢ Problema
Qual comportamento social têm, o trabalhador do terceiro turno?
➢ Objetivo geral.
Avaliar o comportamento social do trabalhador do terceiro turno.
➢ Objetivos específicos:
Avaliar a adaptação do trabalhador ao terceiro turno.
JUSTIFICATIVA
Com o desenvolvimento mundial acelerado e a necessidade dos grandes centros de não parar e manter-se funcionando 24 horas, surgi a necessidade de haver trabalhadora em um regime de trabalho diferenciado, ou seja, um terceiro turno ou horário noturno.
O trabalhador do terceiro turno ou horário noturno, deve ser visto com outros olhos pela empresa , já que afetado pelo seu horário de trabalho que é diferente do horário da maioria das pessoas.
A CLT preceitua no art. 73 § 2º que o horário noturno é aquele praticado entre as 22h00min horas e 05h00min horas, caracterizando assim para o trabalhador urbano, já em outra relação de trabalho, exemplo rural ou advogado, este horário sofre alteração, porém a legislação, entendendo haver um desgaste maior do organismo humano.
REFERENCIAL TEÓRICO
Atualmente,