Iniciativas para a redução das desigualdades sociais
3º período – Curso Administração Disciplina: Filosofia
SUBTEMA: Iniciativas para a redução das Desigualdades Sociais
A desigualdade social é um fenômeno que ocorre quando, em determinadas sociedades, algumas pessoas detêm mais capital, poder ou influência que outras.
A desigualdade social que existe nos países que vivem sob o sistema capitalista é ocasionada, sobretudo, pela divisão social que existe entre os proprietários dos meios de produção e aqueles que para estes trabalham, permitindo a continuidade do empreendimento e gerando lucro para os proprietários. Este lucro, que garante a renda dos proprietários, é gerado pela mais-valia, isto é, uma parte da produção do trabalho que não é paga aos trabalhadores, indo direto para as mãos dos proprietários do empreendimento.
1
15/8/2011
A desigualdade social, por si, já é uma conseqüência da forma de distribuição de riquezas e benefícios sociais do sistema capitalista. No entanto, essa desigualdade desencadeia uma série de outras conseqüências para a sociedade, todas elas derivadas da luta de classes. Talvez a mais evidente seja a violência crescente que se observa em nível mundial, em especial dentro dos grandes centros urbanos dos países capitalistas, onde as desigualdades sociais são mais marcantes.
A solução para um problema complexo como a desigualdade social não pode ser pensada de forma estritamente técnica. Este é um equívoco muito comum quando esquecemos as raízes históricas de determinados problemas, por isso deve-se ter clareza de que este é um problema decorrente da própria estrutura sistêmica em que estamos inseridos, portanto pequenas reformas são incapazes de dar conta de todo o processo.
Acesso à educação pública de qualidade; Inserção da população no mercado de trabalho (geração de empregos); Acesso ao conhecimento científico e nãocientífico; Democratização plena da sociedade; Acesso à serviço de saúde de qualidade; Moradia; Alimentação;
Aos governantes,