Projeto de pesquisa
Este projeto busca analisar a influência da relação afetiva familiar na aprendizagem escolar, pois, atualmente verificamos entre os meios de comunicação: revistas, sites educacionais e outros; que o sistema educacional brasileiro enfrenta vários problemas no que se refere ao processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que ingressam no ensino fundamental; e que mediante todos os questionamentos levantados sobre as dificuldades enfrentadas com relação à evolução cognitiva do educando, costuma-se atribuir à criança toda culpa por seu fracasso escolar. Existe, porém, esforços em reconhecer através de teorias cientificamente reconhecidas por vários autores, que as dificuldades na aprendizagem não se dão no vazio, e sim em contextos, tanto situacionais, quanto interpessoais.
O motivo que me levou a escolher o tema “Afetividade na Aprendizagem” foi o fato de ter atuado como estagiário junto a crianças com inúmeras dificuldades de aprendizagem. Algumas não aprendem, ou aprendem mal, outras não conseguem adaptar-se facilmente à escola, etc.
Assim, pretendo Investigar e compreender a importância da relação afetiva familiar e seus reflexos no processo de aprendizagem, com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma pesquisa de campo, sobre os benefícios dessa relação no processo de aprendizagem, para saber até que ponto a relação afetiva familiar entre pais e filhos interfere ou contribuem nesses problemas?
Os sujeitos da pesquisa são os alunos, pais, educadores e demais agentes do espaço educativo. Sua realização será na escola municipal Yara Ribeiro de Albuquerque, da cidade de Igarassu, localizada a 28 Km da Cidade de Recife, no estado de Pernambuco, com área 305,565 km2, população estimada em 103.536 habitantes.
A pesquisa almeja valorizar a compreensão das circunstâncias geral para interpretação com justiça das relações entre os sujeitos envolvidos; com observação do ambiente escolar, por meio de entrevistas, coleta de