PROJETO DE PESQUISA poliomielite
1 TEMA
Poliomielite.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Causas e consequências do poliomielite na vida da criança.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
Diante disso tem-se como questionamento, qual o principal fator responsável pelo surgimento da pólio? Será que os enfermeiros estão preparados totalmente pra ajudar no tratamento e recuperação, mesmo que parcial, da criança contagiada pelo vírus da poliomielite?
4 JUSIFICATIVA
Essa pesquisa justifica-se de modo á levar mais informação sobre a poliomielite, pois, apesar de no Brasil esta doença ser considerada praticamente erradicada, existem outros lugares no mundo (Ásia e África) em que ela ainda se encontra totalmente ou parcialmente ativa.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Informar as causas e consequências da poliomielite na vida da criança.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abordar a anatomia e fisiologia do sistema nervoso e da medula espinhal, e relatar sobre poliomielite, causas, sinais e sintomas, prevenções, diagnósticos, tratamento e fisiopatologia.
6 REFÊRENCIAL TEÓRICO
6.1.1 ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
Segundo Rigutti (2007), a atividade do nosso corpo está sob o controle de uma vasta e complexa rede celular. Esta complexa rede de células ramificadas por todo o corpo, chama-se sistema nervoso. - o sistema nervoso central, formado pelo encéfalo, a medula espinhal e uma rede de 12 pares de nervos cranianos e 32 pares de nervos espinais;
“O encéfalo é formado, em geral, por mais de dez bilhões de células 10 vezes mais numerosas” (Rigutti; 2007). “A medula espinhal é um cordão nervoso situado no interior do canal da coluna vertebral” ( BARROS; PAULINO.2006.p.207).
É constituída por vários tipos de neurônios, provenientes do encéfalo ou dirigidos a ele. Com cerca de 45 cm de comprimento, tem uma forma cilíndrica e uma estrutura estratificada semelhante à do cérebro (RIGUTTI; 2007).
6.1.2 FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
O sistema