Projeto de Pesquisa Fabiane Rolim
1. INTRODUÇÃO 3
2. DELIMITAÇAO E FORMULAÇAO DO PROBLEMA 4
3. OBJETIVOS 4
3.1 Objetivo Geral 4
3.2 Objetivos Específicos 4
4. JUSTIFICATIVA 4
5. METODOLOGIA 5
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 6
8. ORÇAMENTO 7
9. RESULTADOS ESPERADOS 7
10. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A vulnerabilidade social é um conceito que tem sua origem na área dos Direitos Humanos. Refere-se a grupos ou indivíduos fragilizados, jurídica ou politicamente, na promoção, proteção ou garantia de seu direito à cidadania. Apesar de ser um conceito formulado recentemente, existe um consenso entre os autores que estudam essa temática, de que a vulnerabilidade social apresenta um caráter multifacetado, abarcando inúmeras dimensões, a partir das quais pode-se identificar situações de vulnerabilidade dos indivíduos, famílias ou comunidades. Essas dimensões estão ligadas tanto às características próprias dos indivíduos ou grupos quanto àquelas relativas ao meio social no qual estão inseridos.
A deficiência no acesso a bens e serviços, tais como educação, lazer, trabalho e cultura, colabora para o crescimento da situação de vulnerabilidade social. Cabe ressaltar que esses elementos são considerados fundamentais para o desenvolvimento dos recursos materiais e socioculturais.
Dessa forma, a presente revisão de literatura objetiva argumentar através de informações atuais e esclarecedoras, a forma pela qual famílias brasileiras em situações de vulnerabilidade social são atendidas pelo CRAS, a fim de conscientizar a sociedade da formulação de políticas públicas e programas que revertam a atual/real situação dessas inúmeras famílias.
2. DElimitaçao e formulaçao do problema
Qual a real/atual situação de famílias brasileiras que enfrentam a questão da vulnerabilidade social?
3. objetivos
3.1 Objetivo Geral
Apontar a vulnerabilidade social das famílias pobres brasileiras, que desassistidas