Projeto de Pesquida
Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta uma proposta da pesquisa a ser realizada. Consiste numa importante etapa da produção científica por parte do aluno. É nele que o estudante esboça, delimita e expõe ao professor/orientador seu objeto de estudo eleito, explicitando o tipo de abordagem que pretende dar ao assunto sobre o qual discorrerá. Pode-se dizer que o projeto de pesquisa representa o cartão de visita da monografia, TCC, ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico vindouro.
De acordo com Severino (2000), o projeto de pesquisa serve para facilitar a organização do tempo e o cumprimento dos prazos preestabelecidos; atende às exigências didáticas dos professores, permitindo a sua discussão e apreciação crítica; permite ao orientador o entendimento da proposta de pesquisa, possibilitando a reformulação de algumas etapas, perspectivas e eventuais erros.
O tempo verbal usado em um projeto deve ser o futuro, pois o trabalho ainda vai se concretizar. Porém, ao fazer a introdução e a fundamentação teórica, o autor do projeto deve empregar o tempo de acordo com a localização temporal do fato descrito, escolhendo de preferência a terceira pessoa do singular do tempo presente, podendo ser acompanhada da partícula apassivadora “se”, quando for o caso. Expressando a síntese do conteúdo que será exposto de forma definitiva no trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa necessariamente precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração, baseada nas normativas da ABNT. O projeto de pesquisa visa responder a algumas questões que serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e análise dos dados?
A estrutura do projeto de pesquisa segundo a NBR 14724/2011, compreende:
Parte Externa: capa(obrigatório), lombada(opcional).
Capa: