Modelo de projeto de pesquida
Modelo do projeto de pesquisa
Nome Completo do Autor
Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo Faculdade Pitágoras
Nome do Polo
Nome do Curso
1. INTRODUÇÃO
No contexto corporativo e de mercados nacional e global, muito se tem falado a respeito de Projetos, Gerenciamento de Projetos (GP) e sua Maturidade. Tais assuntos são recorrentes porque estão diretamente relacionados à vantagem competitiva e à sobrevivência das organizações nos mercados. Considerando esses dois pontos, tidos como vitais dentro da grande área da Administração, esse estudo pretende demonstrar a aplicação da Avaliação da Maturidade em Gerenciamento de Projetos seguindo o
Prado-MMGP – Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos1 em um setor estratégico de cada um dos dois grandes players globais: Usiminas2, do setor siderúrgico, e CENIBRA3, do setor de papel e celulose. Considerando as peculiaridades, melindres e relevância desse tema, esse estudo fazuma revisão bibliográfica dos principais conceitos de GP, apresenta dados e informações da Maturidade em Gerenciamento de Projetos do país, sumariza o perfil corporativo e setorial das empresas avaliadas e apresenta os resultados das avaliações. A observação e análise do comportamento de setores e de organizações - em relação à aplicação de modelos de maturidade - tornam-se de suma importância para ampliar a compreensão do tema.
Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa é iniciar o processo de discussão, potencializando a implantação do modelo de maturidade Prado-MMGP em setores estratégicos de duas organizações globais da Região Metropolitana do Vale do Aço.
Para tanto, a pesquisa contempla a análise no que tange: o nível de maturidade; o grau de aderência a cada nível e o seu posicionamento em relação aos valores resultantes de outras pesquisas brasileiras e benchmarks.
À medida que as empresas vão implantando seus métodos e práticas em gerenciamento de projetos, seu nível de