Pesquisa
1-quais os modelos de programas de qualidade existentes no mercado?
2-defina-os como vantagens competitiva
A “qualidade” pode ser definida como: aquilo que caracteriza uma pessoa ou coisa e que a distingue das outras; modo de ser; atributo, predicado, aptidão; melhoria contínua, conformidade com os requisitos e adequação ao uso, observados critérios como custos, controles internos e prazos, dentre outros. Esta última, bem mais recente.
Embora o termo “qualidade” esteja, há muito tempo, relacionado com o mercado em especial, nos casos de produtos acabados e matéria-prima, somente há alguns anos é que o conceito se expandiu para setores como o de serviços. Além disso, a importância da conquista e manutenção de clientes tem-se tornado cada vez maior.
Entre os modelos de Programas de Qualidade existentes no mercado podemos citar a ISO 9000,o TQM (Total Quality Management ) ,o Seis Sigma e o Programa 5’s.
O ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. São normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.
Vantagem Competitiva:
As normas ISO são genéricas, não se prendem a um produto ou um setor em particular, mas tratam da