Projeto de olho na escrita
Problematização
Como despertar em nossos alunos o interesse pelos livros e suas histórias, desenvolvendo suas competências linguísticas através deles?
Justificativa
A leitura de histórias aproxima o discente do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita, por isso, é importante incentivarmos o contato dos alunos com os livros, visando à ampliação de seu repertório vocabular. Isso só é possível por meio do acesso regular aos textos desde cedo e de participação frequente em situações diversas de leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Objetivo Geral
Despertar nos alunos, através de atividades lúdicas, o interesse pelo universo da leitura, visando à leitura como forma de ampliar o vocabulário.
Objetivos Específicos
- Estimular o contato com os livros;
- Despertar o interesse pela leitura de livros para-didáticos;
- Promover o acesso a erros de ortografia do cotidiano, visando uma leitura crítica dos mesmos;
- Familiarizá-los aos recursos tecnológicos, propondo a execução de atividades usando tecnologia;
- Ampliar o vocabulário;
- Incentivar o contato com dicionário, gramática e internet como fonte de pesquisas;
- Aproximá-los da disciplina de Língua Portuguesa, transpondo as barreiras existentes, para que o aprendizado venha através do contato afetivo dos alunos com o professor.
Metodologia
Inicialmente em sala de aula, foram trabalhados temas como: linguagem verbal e não verbal; linguagem formal e informal; adequação da linguagem; fonética e fonologia; que são conteúdos básicos para que os alunos possam fazer uma análise da escrita de forma crítica. Num segundo momento os alunos assistiram a alguns vídeos – para ilustrar o assunto – visando à correção dos erros apresentados, que já estavam destacados. Posteriormente os alunos saíram