Menina Bonita
Sabendo-se que a história é muito importante para o desenvolvimento da criança, que através de histórias podemos entrar no seu mundo na forma de falar, se expressar, e sua linguagem própria.
Dediquei-me a desenvolver um projeto no qual o motivo de estudo será o livro de Ana Maria Machado “Menina bonita do laço de fita”, uma história de fácil entendimento, usa uma linguagem simples e familiar, encontrei neste livro a oportunidade de trabalhar aspectos como o racismo, pois somos diferentes, mas com semelhanças familiares.
Acredito que temos que começar pelos pequenos, para assim termos uma sociedade mais justa, que poderá vir ter princípios fundamentados ao respeito, no conhecimento de diferenças individuais, na valorização de cada pessoa dentro de uma diversidade humana.
Dados da Aula
Deixa que os alunos percebam e perceber a diferença no outro.
Respeitar a diferença de cada um.
Desenvolver a criatividade, habilidade da criança.
Duração das Atividades
60horas com 8 aulas aproximadamente, podendo prorrogar, dependendo de questões levantadas pelos alunos.
Conhecimento Prévio Professor/Aluno
O professor terá que levantar questões como: há crianças que não conseguem interagir com o grupo? Há crianças que expressam verbalmente sua dificuldade em aceitar o outro. Como se dão as interações nos momentos de brincadeiras livres? Como são feitas as escolhas dos parceiros de brincadeiras e de atividades em grupo? Todas essas e outras questões possibilitam ao professor, perceber os preconceitos velados entre nossas crianças.
Recursos da aula:
1° Passo: Leve para a sala de aula uma história para contar às crianças que contemple ou mencione “diferenças”. No caso desse projeto usarei o livro
“Menina Bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.
Com quem a gente se parece.
Todas as pessoas são iguais.
Como a menina está se sentindo.
Quais são suas características.
2° Passo: Contar a