trabalho menina bonita
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
AUTORA: Ana Maria Machado
O livro narra a história de uma menina negra e graciosa, na qual sua mãe fazia trancinhas, amarrado-as com fitas coloridas.
Na história a menina não era discriminada, o que ocorre com muitas pessoas negras na vida real.
A criança tinha um amigo coelho, que a admirava muito, e perguntava sempre como ela fazia para ser "tão pretinha", e a menina, por sua vez, inventava: que caía na tinta preta, que tomar muito café e que comia muita jabuticaba, chegando ao ponto de não saber mais o que inventar.
Diante das invenções da menina, o coelho fez todas as tentativas por ela criadas, porém, sem sucesso, ou seja, o coelho tentava ficar da cor da menina e não conseguia. Ao saber que o coelho não conseguira tornar-se preto, a mãe da menina explicou que era arte de uma avó preta. Em seguida, a menina entendendo o porque de sua cor, aconselhou o coelhinho a ter filhos com uma coelha preta que ele amasse, pois assim teriam filhos de cores diferentes, tanto brancos como pretos. Contudo, só havia uma coelhinha pretinha, pois as outras coelhas eram malhadas, umas pretas com listras brancas com branco, outras brancas com listras pretas. Cada vez que a coelhinha preta saia de laço colorido no pescoço, todos perguntavam: coelha