Menina bonita do laço de fita
Nesse livro podemos encontrar diversos aspectos muito debatidos no dia de hoje, como a autoestima das crianças negras, pois esse livro ele trata as diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra. Pois a diferença não basta apenas reconhecer e sim valoriza-las.
O trabalho foi elaborado para uma turma do pré escolar cujo o objetivo foi: levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-os a reflexão, quanto as semelhanças, diferenças étnicas e sócias e relações familiares.
Durante todo o trabalho pode perceber que trabalhar nessa faixa etária é muito interessante, pela ausência de indicio de descriminação. Este grupo de crianças revela a possibilidade de transformação de valores de (pré) conceitos construídos socialmente.Será realizado um trabalho no período de quatro dias, levando em conta a pouca idade das crianças que já possuem uma rotina determinada. As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.
Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, na infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si . Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para adesvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.
2-DESENVOLVIMENTO
Os planos será desenvolvido dentro da história “Menina