PROJETO DE OBESIDADE INFANTIL
Cidade: Catunda – Ceará
Campo de atuação: Colégio Municipal São Zacarias
RESUMO:
A obesidade na infância é considerada um grave problema de saúde pública, e com isso vem tendo aumento gradativo no índice de morbidade e mortalidade das crianças. Está relacionada a doenças cardiovasculares, crônicas, intolerância à glicose, colesterol, entre outras. A família e a escola podem influenciar nos hábitos alimentares e na prática de exercícios físicos das crianças e adolescentes. Através do projeto Saúde na Escola, serão realizados trabalhos de orientação e conscientização sobre os malefícios que a obesidade pode causar, através de trabalhos diversos da equipe multiprofissional, que busca minimizar os quadros de obesidade, reduzir ou eliminar possíveis patologias clínicas e distúrbios psicológicos, que possam vir a acometer os alunos.
Palavras chave: obesidade; saúde; conscientização; nutrição; escola; infância.
INTRODUÇÃO:
Em tempos em que os principais meios de diversão de crianças e adolescentes são o computador e o videogame, um problema cresce de forma cada vez mais rápida: a obesidade infantil. Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos alimentares e sedentarismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou índices preocupantes: 155 milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente 240% nos últimos 20 anos.
Uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas podem ser favorecidas através de pequenas mudanças nos hábitos das crianças. É essencial que os pais proporcionem aos filhos uma dieta equilibrada e atividades físicas. Especialistas em obesidade dizem que os cuidados com a alimentação devem começar cedo e a escola também teria um papel fundamental nessa matéria, podendo evitar problemas como a obesidade com a prática da Educação Física Escolar que