projeto de monografia
2 PROBLEMA Um ponto bastante polêmico sobre o tema abordado quanto a aplicabilidade da lei Maria da penha independente de ser do sexo feminino a vitima, ou seja, a questão é: a lei Maria da penha pode ser expandida ás demais identidades de gêneros não contemplados com o advento de sua criação?
3 HIPÓTESE
A lei Maria da Penha ( 11.340/06), onde o objetivo de sua criação fora buscar punir exclusivamente o agressor masculino, diante da atualidade do direito e sua interpretação extensiva da lei busca uma melhor interpretação da lei. De outro norte, fundando-se no princípio basilar de um estado democrático de direito, a Igualdade, e fazendo uma análise extensiva da norma, defende-se que a Lei 11.340/06 deve ser aplicada em todas situações de violência doméstica, pouco importando se a vítima é homem, mulher, em relação homossexual.
4 JUSTIFICATIVA
A temática sobre a Lei 11.340/2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha, ser constitucional ou não, discriminatória privilegiando somente o gênero feminino é um debate acalorado entre o judiciário brasileiro com muitas divergências em julgados e interpretações e posicionamentos diferentes. Cavalcanti (2009) afirma que a proteção específica para a mulher vítima de violência doméstica se encontra amparada em diversas justificativas:
O estado deve buscar uma isonomia material, tratando os desiguais na medida de suas desigualdades, de forma não abusiva;
As mulheres formam um grupo especial (assim como s crianças e os idosos), porque ao longo dos séculos, foram vitimas da dominação do homem sobre as