Projeto de melhoria
Comportamento e Psicologia Organizacional
Uma organização pode ser definida como um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Ao estudarmos o comportamento organizacional, vimos que cada pessoa tem suas particularidades quando nos referimos ao comportamento. O desafio da psicologia organizacional é juntar pessoas e grupos com comportamentos distintos em uma organização para que eles possam trabalhar em sincronia e assim melhorar o alcance dos objetivos organizacionais.
Outras disciplinas colaboram com o estudo do comportamento organizacional, a Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Psicologia Industrial, Psicologia Social e Sociologia Interacionista, Sociologia, Ciência Política, Antropologia e Economia.
A importância destas disciplinas no estudo do comportamento organizacional deve-se ao fato de que elas também se envolvem em estudar o ser humano e seu comportamento no meio social.
O comportamento organizacional fundamenta seus estudos em três níveis: * Nível do indivíduo: estuda o comportamento individual de cada integrante da organização tais como características biográficas, personalidade, valores, atitudes, emoções, percepção, aprendizagem e motivação. * Nível do grupo: estuda o comportamento dos grupos e a influência que eles podem exercer sobre o comportamento do indivíduo. * Nível do sistema organizacional: estuda a estrutura das organizações, os processos organizacionais, as formas de trabalho, política e práticas dos recursos humanos.
Os níveis acima permitem o controle da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade e satisfação no ambiente organizacional. Vejamos a definição de cada um deles:
* Produtividade: uma empresa é produtiva quando consegue atingir suas metas trabalhando com baixos índices de desperdícios e transformando as entradas em resultados. * Absenteísmo: a ausência do colaborador na empresa em que ele trabalha; causando prejuízos