PROJETO DE MATEMÁTICA
CURSO DE PEDAGOGIA
NEUZIANE TAVARES QUADROS
PROJETO DE INTERVENÇÃO: Oficina de matemática interagindo e aprendendo com os jogos matemáticos
Curralinho-pá
2013
JUSTIFICATIVA
A partir da realização do estágio constarei que muitas crianças demonstraram pouco interesse nas atividades de conhecimento lógico matemático. A realização deste projeto fundamenta-se com essa problemática, pois é de fundamental importância que a educação da criança desde o ambiente familiar seja colocada em contato com o concreto que desta forma possa despertar e aprimorar sua habilidades e conhecimentos respeitando e incentivando as etapas do desenvolvimento nas atividades lúdicas relacionando o real e sua representação.
Além disso, a proposta dos jogos em sala de aula promove a socialização dos alunos, possibilita atitudes de cooperação entre eles, além de proporcionar a participação e o interesse em esclarecer o problema proposto pelo professor. Porém, para que isso ocorra o professor necessita de um planejamento organizado e um jogo que instigue o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador. Conforme aponta Grando:
“Além disso, é necessário que a atividade do jogo proposta, represente um verdadeiro desafio ao aluno, ou seja, que se torne capaz de gerar “conflitos cognitivos” ao aluno, despertando-o para a ação, para o envolvimento com a atividade, motivando-o ainda mais.” (Grando, 2008, p. 25)
O projeto de intervenção: “Oficina de matemática interagindo e aprendendo com os jogos matemáticos” será desenvolvido no Centro Educacional Criança Feliz nos meses de Outubro e Novembro de 2013, cujo o mesmo buscará proporcionar aos alunos o uso de recursos didáticos, onde os alunos de educação infantil possam fazer uso de situações vivenciadas no seu cotidiano em sala de aula, utilizando os jogos matemáticos, e pressupõe que com a utilização destes recursos o pensamento da