Projeto De Matematica
COORDENADOR: Marcos Benedito Caldas Costa(1).
AUTOR: Vanessa do Socorro Lisboa Balieiro(2).
COAUTOR: Dayane Medeiros Gomes(2).
(1) Professor da Faculdade de Matemática – Coordenador do Projeto (Campus de Cametá/UFPA)
(2) Alunas do Curso de Licenciatura em Matemática/2011- Bolsistas Eixo Transversal Inovação e Tecnologia (Campus de Cametá/UFPA)
MATEMÁTICA BINÁRIA E ÁLGEBRA BOOLEANA: OFICINAS PARA O CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CAMETÁ/SENAI.
INTRODUÇÃO Toda eletrônica digital, computação e programação está baseada no sistema binário e na lógica booleana, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas), os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas [1]. Atualmente, existe uma dificuldade em muitos alunos do ensino profissionalizante na área da tecnologia da informação com relação ao conhecimento da Matemática. O sistema binário é base, que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, 1 ou 0, ligado ou desligado). O projeto “Matemática Binária e Álgebra Booleana: Oficinas para o Centro Integrado de Cametá/SENAI” aqui proposto baseia-se no intuito de desenvolver mecanismos que orientem, estimulem, facilitem e otimizem o processo de aprendizado referente ao assunto Matemática Binária e Álgebra Booleana.
OBJETIVOS
Atuar em cursos profissionalizantes do Centro Integrado de Cametá – SENAI, tais como: Eletrônica Básica, Eletricidade Predial e Redes de Computadores; Realizar práticas pedagógicas através de oficinas no ensino da matemática binária e lógica booleana; Auxiliar no processo de qualificação da formação do aluno elaborando atividades pedagógicas de matemática;
Utilizar softwares gratuitos com o intuito de dinamizar e estimular o aprendizado referente a Matemática Binária.
METODOLOGIA
O projeto