Trabalho De Suporte Em Fianan As
1446 palavras
6 páginas
ANÁLISE DE BALANÇOSSegundo Osni Moura Ribeiro (1995), análise de balanços pode ser conceituada como uma arte por meio da qual são analisadas e interpretadas as principais demonstrações financeiras de uma entidade, visando fornecer informações acerca do estado do seu patrimônio. Também possibilita aquilatar a situação econômica: que fornece o conhecimento sobre a rentabilidade obtida pelo Capital investido na entidade, e a situação financeira: que permite ao analista conhecer o grau de endividamento e existência ou não de solvência para o cumprimento dos compromissos a longo e curto prazo da entidade.
Osni explica também que, a análise de balanços pode ser interna: quando efetuada dentro da entidade, onde o analista obtém todas as informações que julgar necessárias com o objetivo de informar administradores e diretores, auxiliando na tomada de decisões. Ou externa: em que o analista tem em mãos somente as demonstrações financeiras publicadas pela entidade, além de alguns esclarecimentos adicionais que acompanham as demonstrações, e tem como objetivo informar aos interessados acerca da situação econômica ou da estabilidade da entidade para concretização de negócios.
O autor Masacazu Hoji (2012 p. 272) também considera a análise de balanços uma arte, apesar de utilizar fórmulas matemáticas e métodos científicos para extrair os dados. Pois cada analista poderá produzir diagnósticos diferentes extraídos de um mesmo conjunto de dados, dependendo de seu grau de conhecimento teórico, conhecimento do ramo, experiência prática sensibilidade e intuição.
O autor Osni Moura Ribeiro explica no livro “Análise de balanços é Fácil” (2ª Ed. 1995) que o processo de análise de balanços se inicia a partir do estudo feito pelo analista das demonstrações financeiras elaboradas pela contabilidade. A partir daí, o analista coleta, examina e interpreta os dados, faz as análises horizontal/vertical e apresenta suas conclusões em forma de relatórios.
Ainda segundo Osni, para que o