Projeto de lojas
(Fonte: SEBRAE/MG)
Apresentação
A comercialização de roupas é uma atividade explorada por amplo e variado grupo de empresas, que adéquam suas estratégias de trabalho aos mercados a que pretendem atender. Além das especializadas, empresas de ramos variados do comércio varejista, como os hipermercados e as lojas de departamentos, também investem no comércio de artigos de vestuário, ampliando a concorrência. Dentre os aspectos a serem avaliados, quando da implantação do negócio, destacam-se a análise do mercado e dos concorrentes.
Em relação ao mercado consumidor, o empreendedor deve estar atento ao volume da demanda potencial e ao perfil dos consumidores. A partir da avaliação destes aspectos, poderão ser definidas as características do empreendimento, como localização da loja, mix de produtos, políticas de propaganda, dentre outras. Assim, por exemplo, o empreendedor que deseja atender aos públicos das classes A e B deve instalar-se em pontos nobres da cidade ou shopping centers, contar com produtos de marcas conhecidas e investir na valorização da marca da empresa junto ao mercado. Para atender às classes C e D, são ideais os pontos comerciais mais populares, focando as ações no controle de custos e na oferta de produtos com preços competitivos.
A adequação das características da empresa ao perfil dos consumidores é um dos principais determinantes da sobrevivência do negócio.
Avaliar a quantidade de concorrentes e a forma de atuação deles também é fatores a ser considerados. A identificação de virtudes e problemas enfrentados pela concorrência pode contribuir para o empreendedor moldar sua atuação, a fim de tornar-se mais competitivo.
A avaliação de tais aspectos permite ao empreendedor definir, de forma preliminar e não conclusiva, a viabilidade de implantação do negócio. Assim, por exemplo, se o empreendedor verificar que um dado mercado conta com elevado número de concorrentes, que atendem de forma satisfatória às demandas