Projeto loja de Conveniência
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA - UAST
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROJETO: VIABILIDADE ECONOMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE CONVENIÊNCIA EM UM POSTO DE COMBUSTIVEL
SERRA TALHADA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROJETO:
VIABILIDADE ECONOMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA LOJA DE CONVENIÊNCIA EM UM POSTO DE COMBUSTIVEL
Trabalho apresentado como exigência para obtenção da Segunda Avaliação Acadêmica (1VA) na disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, sob orientação dos Professores Carla Calixto e Sergiany.
DOCENTE: CARLA CALIXTO DA SILVA / SERGIANY
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma loja de conveniência em um posto de combustíveis. Baseia-se em um referencial teórico sobre análise e avaliação de projetos de investimento, e descrição de um estudo de caso. Com coleta de informações foi elaborado um projeto de viabilidade, sendo os dados agrupados num orçamento de receitas e custos anuais e elaborado o fluxo de caixa do projeto para efetuar a análise de viabilidade. Como resultado percebe-se que o projeto é viável do ponto de vista econômico e financeiro.
INTRODUÇÃO
As lojas de conveniência surgiram, nos Estados Unidos, em maio de 1927. Um operador de uma das lojas da The Southland Ice Company (casa de gelo em barra tradicional em Dallas) observou que muitos de seus clientes desejavam comprar alguns produtos básicos, como pão, leite e ovos, depois que as lojas da vizinhança já estavam fechadas. Buscando atender a esses consumidores, a loja passou a funcionar das sete da manhã às onze da noite, o que lhe valeu o nome de Seven-Eleven. A evolução do sistema, anos depois, estendeu o atendimento para 24 horas por dia, sete dias por semana.
O