Motor de pistão liquido
A empresa LiquidPiston criou e patenteou em 2004 um motor diferente que unia vários conceitos de outros inventores em um só, um motor que tenha o dobro do rendimento, tenha apenas seis peças móveis e cujo pistão tenha sido substituído por nada além de água. Pois esta é uma tecnologia que vem sendo pesquisada por mais de 10 anos e que possivelmente vai chegar a alguns anos no mercado.
O motor LiquidPiston é baseado em uma patente pendente ciclo termodinâmico, o chamado "Ciclo de Alta Eficiência Hybrid" (HEHC), que empresta elementos de Otto, Diesel, Atkinson e ciclos de Rankine. Várias características de design críticas tornar a arquitetura do motor LiquidPiston tanto versátil e capaz de superar os motores convencionais em todos os parâmetros.
O motor de combustão interna convencional normalmente converte apenas 30% da energia do combustível em trabalho mecânico. Para aplicações onde as cargas variam de motor para motor, a eficiência pode cair para tão baixo quanto à eficiência de 1% (durante a marcha lenta, por exemplo), e motores de automóveis são apenas 15% de eficiência sobre as condições de condução normal. No melhor dos casos, aproximadamente 30% da energia química do combustível é convertida em trabalho útil, 40% é removido na forma de calor por arrefecimento, e outros 30% são perdidos com gases de escape.
Existem vários tipos diferentes de motores em operação hoje, e cada um tem suas próprias vantagens.
Ciclo HEHC Pressão-volume comparação de ciclos HEHC e outros.
Eficiência é proporcional à área dentro da curva.
Como o nome indica, o ciclo do híbrido de alta eficiência (HEHC) tenta