PROJETO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NAS SÉRIES INICIAIS
NANCY PEREIRA TELES
PROJETO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NAS SÉRIES INICIAIS
ITAPURANGA
2013
PROJETO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NAS SÉRIES INICIAIS
DURAÇÃO DO PROJETO:
Este projeto vai ser executado em 3 aulas.
JUSTIFICATIVA
Desenvolver o hábito de leitura é um processo diário que deve começa desde cedo em casa, estende-se na escola e continua a se propagar a vida inteira.
A escola preocupa-se com os conteúdos específicos das disciplinas atribuídas na grade, mas o professor precisa estar atento as necessidades diárias de leitura, interpretação, que são capazes de garantir melhor compreensão não só em língua portuguesa, também em outras disciplinas. Desta forma a importância da leitura conduz a criança até mesmo o adulto a ter um melhor sendo senso interpretativo, além da desenvoltura na oralidade e na escrita.
Ouvir estórias é algo prazeroso que desperta o interesse nas pessoas, mas nas crianças ocorre de maneira mais intensa, pois ela passa a usar sua imaginação de forma eficaz e demonstrando interesse em desenhar, criar, escrever e argumentar.
Assim a literatura infantil deve fazer parte do cotidiano escolar, presentes no planejamento semanal do professor, pois o hábito amplia os horizontes do saber, apreciando o gosto pela leitura que não pode acontecer somente no ambiente escolar, mas fora dele também.
OBJETIVOS
Aproximar a crianças de leituras infantis diversas;
Propiciar o prazer pela leitura;
Desenvolver a capacidade oral, escrita, bem como a interpretação;
Fazer com que os alunos saibam manusear os livros, sem danificá-los;
Cultivar o hábito de contar histórias pelas próprias crianças.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Os alunos farão leituras individuais em casa (levarão o livro). Após isso, eles irão contar suas histórias individualmente na sala de aula para seus colegas. Ao finalizar as histórias, cada criança confeccionará um livrinho com