projeto de leitura e escrita
Secretária Municipal de Educação
Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
Docente:
PROJETO DE LEITURA E ESCRITA:
“LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA”
PROFESSOR RESPONSÁVEL
TÍTULO: LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA
TEMPO PREVISTO: 09 DIAS
EQUIPE GESTORA:
LUÍS FLAVIO – GESTOR
IVONETE – COORD. PEDAGOGICA
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates).
JUSTIFICATIVA
Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
Este projeto é voltado para a leitura e escrita dos alunos no ensino-aprendizagem, diante do diagnostico realizado em sala, a maioria da turma do 2º ano do fundamental I, demostram dificuldades na leitura e escrita, interpretação e produção textual. Diagnostico esse que me possibilitou uma reflexão sobre o problema, levando-me a hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria em pouco acesso dos alunos, aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários que apesar de fazerem parte dos acervos existente na Escola pouco é utilizado.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas