Projeto de interveção
1. APRESENTAÇÃO
Este projeto de intervenção através do Centro de Referência Especializado em Assistência (CREAS) e com o apoio da Secretaria de Assistência Social do município de Cuiabá, será implementado no PETI (programa governamental que tem como objetivo erradicar o trabalho infantil) da referida cidade. As ações serão voltadas para a informação aos pais ou responsáveis das crianças e adolescentes inclusas no PETI, quanto aos direitos da criança e do adolescente preconizados pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), e com isso ampliar a contribuição do Serviço Social na fomentação do debate da violência contra criança e adolescente.
Tal proposta se faz presente devido, a experiência no CREAS, que além de intervir nas questões relacionadas à violação dos direitos dos sujeitos e das famílias, também fortalece as ações que engloba todo um trabalho em rede, principalmente no que se refere aos direitos das crianças e adolescentes. Enquanto um integrante da rede do SUAS, tem o potencial de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário das pessoas atendidas, promovendo o resgate da auto estima e apontando meios de reinserção na vida social. Os serviços especializados de proteção desenvolvidos no CREAS têm impacto direto na reorganização, reestruturação da família e até mesmos de comunidades.
Os usuários que procuram pelos serviços oferecidos não têm conhecimento dos seus direitos. Por isso, a iniciativa do presente projeto em querer trabalhar com a socialização da informação dos direitos, reafirma o compromisso ético, político e social que os profissionais do Serviço Social tem com as questões relacionadas às contradições hoje existentes no cenário brasileiro.
2. JUSTIFICATIVA
Tomar a questão social como central é assumir um caminho teórico metodológico